Hoje, no Dia Internacional da Tireoide, quero falar um pouco sobre como essa glândula é importante para a função da vesícula biliar. Parecem coisas desconexas, mas lembrem-se: tudo está integrado em nosso organismo. É por isso mesmo que o hipotireoidismo (condição que ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes para atender as necessidades do corpo) pode ser tão prejudicial para a vesícula biliar, já que:
🔴 O hipotireoidismo pode afetar o metabolismo dos lipídios no fígado, o que pode levar à formação de pedras na vesícula biliar.
🔴 O hipotireoidismo pode também afetar a motilidade da vesícula biliar, que é responsável por armazenar e liberar bile para o intestino delgado. Com a diminuição da produção de hormônios tireoidianos, pode haver uma diminuição da força de contração da vesícula biliar, o que pode levar a uma diminuição na liberação adequada de bile e aumento do risco de formação de cálculos biliares.
🔴 Além disso, o hipotireoidismo ainda pode aumentar os níveis de colesterol no sangue, o que também pode contribuir para a formação de cálculos biliares.
Portanto, se você tem hipotireoidismo é importante estar ciente dessas possíveis complicações e adotar medidas preventivas para proteger a sua saúde hepática e biliar, como:
👉Ter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em fibras e livre de açúcares e alimentos ultraprocessados
👉Manter uma boa hidratação
👉Exercitar-se regularmente
👉Controlar o peso
⚠️ Compartilhe esse post com alguém que sofre com hipotireoidismo ou salve para ler depois!