8/03 – Dia Internacional da Mulher
8 de março de 2017
9 de março de 2017

TPM: como lidar?

TPM nada mais é do que a oscilação nos níveis de estrógeno e de progesterona, que atuam neste período na função da serotonina - neurotransmissor da sensação de bem-estar. Confira como lidar

Todo o mês as mulheres tem um encontro marcado com ela: a menstruação. Enquanto para algumas está tudo “ok”, estima-se que 1 em cada 3 mulheres são impactadas por sintomas leves ou fortes no período pré e durante o ciclo menstrual. Entre as mudanças observadas estão aspectos físicos, como a cólica, seios sensíveis, fadiga – e emocionais, como variações de humor (tristeza, irritação etc.) Além do apetite que pode aumentar – sobretudo, por “doces”. Geralmente a tensão ou síndrome pré-menstrual (TPM) acontece de 7-14 dias antes da menstruação.

No caso da cólica, ela acontece porque o útero desenvolve mensalmente o endométrio, responsável por acolher o embrião. Caso o óvulo não seja fecundado, esta camada interna deve ser eliminada, daí a menstruação! As dores são causadas justamente porque esta camada precisa ser desprendida do útero, então ocorrem contrações – que são proporcionais a intensidade do fluxo menstrual de cada mulher. Além disso, tamanho do útero, idade e hábitos também contribuem para a intensidade da cólica.

E a TPM nada mais é do que a oscilação nos níveis de estrógeno e de progesterona, que atuam neste período na função da serotonina – neurotransmissor da sensação de bem-estar. Dai os sintomas, que ocorrem devido às mudanças hormonais que antecedem o início de cada ciclo, o qual denomina-se fase lútea.
Para amenizar os sintomas e reduzir dores vão algumas sugestões:

🔸Alimentação: Reforce seu sistema com alimentos ricos em magnésio, vitaminas do Complexo B e cálcio. Sintomas da TPM estão associados a maus hábitos alimentares e níveis baixos de magnésio, o que acaba afetando os níveis de açúcar no sangue e o metabolismo hormonal.

🔸Beba água: além da hidratação ser fundamental para o organismo em qualquer circunstância, auxilia a reduzir inchaços comuns no período.

🔸Pratique exercícios: atividades auxiliam a liberar hormônios, como endorfina e adrenalina, que nos trazem sensação de bem-estar, ótima para amenizar o período! Caminhadas, bicicleta, natação ou yoga são opções viáveis para quem tem cólicas menstruais ou hemorragia no período.

🔸Dica importante: exercício aeróbico regular pode favorecer a redução dos sintomas pré-menstruais (salvo raras exceções). Realizar atividades deste cunho pode melhorar o humor, a fadiga e o sono também!

Mas atenção! Se a dor for muito forte, não é algo normal. Cólicas extremamente dolorosas, mesmo durante a TPM, podem indicar alguma anormalidade no sistema reprodutor, como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas, portanto, conhecer seu corpo é fundamental! Se você está atenta aos sintomas, regularidade do ciclo e como seu corpo se comporta durante esta fase, as chances de você ter um diagnóstico tardio de doenças relacionadas ao seu sistema reprodutor são mínimas!

#TPM #saúdedamulher #menstruação #semanadamulher #prémenstrual#teamBarakat