ANTES DE MAIS NADA, quero deixar claro que não estou aqui para entrar no mérito se ela está melhor ou pior pois acredito que cada um sabe de si. Além disso, ninguém se resume a um peso simplesmente. Todos sabemos o quanto a cantora Adele é brilhante, sendo imensamente premiada. Mas, quero usar este espaço para esclarecer dúvidas, pois muitos vieram me perguntar sobre a tal da “dieta sirtfood”, que teria sido usada pela cantora para ajudar em seu processo de emagrecimento.
Vamos lá:
O QUE É A DIETA SIRTFOOD?
Popularizada em 2016 com o lançamento do livro “A Dieta Sirt”, esse método consiste em estimular as sirtuínas (enzimas do nosso organismo que ajudam a melhorar o metabolismo da glicose e do tecido adiposo, e que tb estão associadas a uma maior longevidade) por meio do défict calórico e alimentos antioxidantes. Ela é dividida em duas fases. Na primeira, com duração de sete dias, deve-se consumir mil calorias diariamente nos primeiros três dias e do quarto ao sétimo dia a ingestão calórica aumenta para 1,5 mil calorias por dia. Na segunda fase, geralmente com duração de duas semanas, busca-se perder peso de maneira constante com refeições ricas em alimentos sirt. Seja na primeira ou na segunda fase, além do consumo de alimentos sirt, deve-se incluir também alimentos ricos em fibras e suco verde.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
O défict calórico, por si só, já auxilia no emagrecimento. Aliado a isso temos os alimentos antioxidantes, que possuem efeito neuro e cardioprotetor, além de diminuirem a formação de gordura e favorecerem um envelhecimento saudável.
QUAIS ALIMENTOS FAZEM PARTE DESTA “DIETA”?
Alguns exemplos são: chá verde, café, vinho tinto, cúrcuma, pimenta, curry, gengibre, canela, frutas vermelhas, maça, limão, brócolis, cebola roxa, vegetais de folhas verde-escuras, orégano, hortelã, oleaginosas, salsa, rúcula, alcaparras, azeite de oliva, azeitonas, chocolate (70% ou mais de cacau) e tâmara.
Importante lembrar que para um emagrecimento saudável é reeducação alimentar é fundamental, bem como o cuidado com o sono e a prática de exercício físico. Procure sempre um bom nutricionista funcional para lhe orientar!
Referência:
Mansur, Antonio P. et al. Serum concentrations and gene expression of sirtuin 1 in healthy and slightly overweight subjects after caloric restriction or resveratrol supplementation: A randomized trial. International Journal of Cardiology, Volume 227 , 788 – 794, 2017