Um estudo publicado há alguns meses no periódico científico The British Journal of Sports Medicine concluiu que pessoas que fazem exercícios aeróbicos ou treino de força têm um risco menor risco de morte. Esse é o tipo de coisa que a gente já sabe meio que intuitivamente, afinal, quem se exercita está cuidando da saúde – quem é sedentário está colocando ela em risco. Por isso, me espanta um pouco que ainda seja preciso fazer e noticiar estudos como esses para que nossa sociedade compreenda que ficar parado não trará benefícios à ninguém!
No entanto, quero destacar ainda dois pontos sobre essa pesquisa:
– Ele também concluiu que quem faz regularmente exercícios aeróbicos e treino de força tem um risco de mortalidade ainda menor! Que é algo que eu sempre digo: o aeróbico é importante? É! Mas também é preciso fortalecer os músculos. Isso é fundamental para prevenir a sarcopenia e garantir autonomia e saúde na velhice.
– Em entrevista ao The N.Y.Times, Carver Coleman, um dos autores do estudo, disse que “Mudar de um estilo de vida sedentário para uma rotina de exercícios é comparável a “fumar versus não fumar”‘. Isso porque o sedentarismo está associado a diversas doenças (câncer, obesidade, hipertensão, diabetes, osteoporose e até depressão). E é uma questão de escolha. Você ESCOLHE fumar ou não fumar, assim como pode escolher se mexer ou não.
E se você quer alcançar a longevidade, viver mais e melhor, você já deve saber qual é a escolha certa, não é verdade? Então, coloque em prática e mãos (e pés, ombros, enfim, o corpo todo!rs) à obra!
Ref: Coleman CJ, McDonough DJ, Pope ZC, et alDose–response association of aerobic and muscle-strengthening physical activity with mortality: a national cohort study of 416 420 US adultsBritish Journal of Sports Medicine Published Online First: 11 August 2022. doi: 10.1136/bjsports-2022-105519