Hoje é o Dia Mundial do Leite e já que nesta semana estamos falando sobre INTESTINO SAUDÁVEL, quero abordar com vocês alguns possíveis efeitos que o leite tem no organismo, em especial, no intestino. Antes que alguém me pergunte o que mudou que faz com que o leite de hoje seja tão inflamatório para algumas pessoas se ao longo da história da humanidade ele sempre foi consumido, quero que se lembrem de uma live que fiz na semana passada (quem não viu, pode procurar aqui nos vídeos do Instagram).
Nela, falei sobre como os alimentos mudaram, hoje são repletos de conservantes e aditivos que visam melhorar o gosto, a aparência, o cheiro e a durabilidade dos produtos. Então, o leite de caixinha não é o mesmo que o leite de vaca tirado na hora. Se você tem acesso a uma vaca, então, meu conselho é que consuma leite com moderação, para não esgotar suas reservas de lactase, a enzima que digere a lactose e, assim, poder continuar aproveitando essa bebida. Agora, se o seu consumo é do produto industrializado, meu conselho é que, antes de mais nada, avalie se ele não está inflamando seu organismo.
O consumo de leite pode ter efeitos negativos em algumas pessoas, especialmente aquelas que têm intolerância à lactose (o açúcar do leite) ou alergia ao leite (uma reação imunológica às proteínas do leite, como caseína e a proteína do soro do leite – whey).
Porém, mesmo pessoas sem intolerância ou alergia podem apresentar sensibilidade ao leite e alguns sintomas disso são: desconforto gastrointestinal, como inchaço, flatulência, diarreia ou constipação, dor abdominal, cólicas, náusea, vômitos e alterações no funcionamento intestinal.
Se você apresenta algum desses sintomas, sugiro retirar o leite de sua alimentação por um período de 30 dias e avaliar se esses sintomas desaparecem. Caso faça questão de continuar ingerindo leite, vale testar os leites vegetais (que você pode produzir em casa, inclusive) ou o leite A2A2, que é menos alergênico e mais facilmente digerido.
🥛 Agora me conta, você consome leite? Sente algum desses sintomas?