Pare tudo o que você está fazendo e preste atenção! Você já parou para pensar no impacto devastador que o óleo de cozinha pode ter no meio ambiente? 🌱 E se eu te contar que os danos não param por aí? Imagine o que essa substância pode fazer ao seu organismo!
O descarte incorreto de óleo vegetal contamina rios, lagos e oceanos, causando danos irreparáveis à vida marinha e ao ecossistema como um todo.
Além disso, o acúmulo de óleo nos encanamentos pode obstruir o sistema de esgoto, causando sérios problemas ambientais.
E não para por aí! O consumo excessivo de óleo vegetal refinado (canola, milho, soja) na alimentação está associado a uma série de malefícios para a saúde, incluindo aumento do colesterol ruim (LDL), maior risco de doenças cardiovasculares, obesidade e há até mesmo pesquisas que analisam seu potencial cancerígeno.
Então, chega de contribuir para a destruição do meio ambiente e colocar a sua saúde em risco! Faça a sua parte: caso utilize, descarte o óleo de cozinha usado corretamente em pontos de coleta e reduza o consumo desse veneno em sua dieta. O planeta e o seu corpo agradecem!
E se você quiser opções mais saudáveis para o seu organismo, prefira a gordura animal (banha de porco) ou azeite de oliva extra-virgem, óleo de coco ou ghee!
Me diz, o que você usa para cozinhar?
Refs.:
DOI: 10.1080/10408398.2017.1379470
doi: 10.3390/molecules23071746
doi.org/10.1161/01.ATV.17.12.3449