Os músculos são o melhor tratamento contra o envelhecimento precoce que uma mulher pode investir!
Você sabia que o percentual de massa muscular diminui com a idade? À medida que envelhecemos, perdemos massa muscular em um processo natural do organismo, o que pode levar a uma série de problemas de saúde (como a sarcopenia) e contribuir para o envelhecimento precoce. Mas não se preocupe!
Investir na construção de músculos é a chave para prevenir o envelhecimento precoce e manter-se saudável! Os músculos desempenham um papel crucial na saúde e na longevidade, não apenas ajudando a manter um metabolismo saudável e um peso corporal adequado, mas também fortalecendo ossos, melhorando a postura e prevenindo lesões.
Exercitar-se regularmente e investir na construção e manutenção dos músculos pode reduzir em 20% o risco de desenvolver tumores de diversos tipos e há estudos que mostram que entre pacientes que tiveram câncer de mama, o exercício físico reduziu em 48% o risco de mortalidade! Vale lembrar que o exercício de força resistido produz irisina, uma substância neuroprotetora que pode ajudar na prevenção de dem6encias, como o Alzheimer (mulheres com mais de 65 anos têm 1 chance em 6 de ter essa condição, em comparação com 1 em 10 para homens).
Uma velhice digna e com autonomia é uma velhice com músculos!
Então, como você pode construir músculos e combater o envelhecimento precoce? É simples! Incorporar exercícios de resistência, como musculação, ter um sono de qualidade e uma boa ingestão de proteínas é fundamental para estimular o crescimento muscular e manter-se forte e saudável.
Inclusive, mulheres que fazem musculação antes da menopausa conseguem melhorar a densidade mineral óssea, um fator importante para prevenir a osteoporose.
Antes de acharem que estou criticando o importante trabalho feito por esteticistas, entendam que não estou falando de estética facial, mas sim dos benefícios de cuidar do corpo de dentro para fora. Não há nada melhor para o corpo do que a musculação. Lembrando que o trabalho estético pode ser feito em conjunto
doi: 10.1249/MSS.0000000000002117
doi: 10.1002/ijc.34324
Alzheimer’s Association