A verdade é que o mel possui tantas propriedades benéficas para o nosso corpo que a gente, às vezes, até esquece de algumas e depois se surpreende quando relembra algumas delas. Foi isso que aconteceu comigo quando vi num post do Dr. Mikhael Marques -⠀médico, professor e apicultor – a referência a um estudo que indicava que o mel aumenta o nível de testosterona em homens.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O estudo, que foi baseado em metadados, coletou evidências de outros estudos mais antigos revelando que a administração oral de mel aumenta o nível sérico de testosterona em homens. Mecanicamente, o mel pode aumentar o nível de testosterona no sangue, aumentando a produção do hormônio luteinizante, estimulador que age na produção da testosterona.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como sabemos, a manutenção de níveis adequados de testosterona ao longo da vida é fundamental (e vai muito além da construção muscular), já que esse importante hormônio nos ajuda a manter a concentração e motivação, a manter o humor mais estável, a elevar a libido e fertilidade, a melhorar a síntese de colágeno, a aumentar a produção de glóbulos vermelhos, além de trazer um melhor desempenho físico, aumento da massa muscular, aumento da densidade óssea, e ainda facilitar a perda de gordura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso sem falar nos outros tantos benefícios do mel, que previne doenças respiratórias, melhora o sistema imune, contribui com o sono e ainda, claro, é fonte de energia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ref: 10.1016%2Fj.heliyon.2019.e02029