Alguns “críticos” do jejum intermitente dizem que o jejum pode dificultar a perda de peso e ainda levar à perda muscular, pois desaceleraria o metabolismo. Isso prova apenas que esses tais críticos não sabem absolutamente nada de jejum intermitente e provavelmente muito pouco de metabolismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há quem diga que o jejum obrigaria o corpo a trabalhar em uma espécie de marcha lenta, diminuindo o ritmo para economizar energia. E geralmente quem defende essa tese são as mesmas pessoas que dizem que você precisa comer de 3 em 3 horas. Curioso, no mínimo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Primeiro que um estudo de 2000 já desmentiu tudo isso. Publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a pesquisa colocou um grupo de indivíduos para jejuar por até 4 dias seguidos a fim de determinar o impacto em seu gasto energético em repouso, e nos primeiros 3 dias todos tiveram seu gasto de energia em repouso aumentado!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo que o jejum não é uma dieta, mas uma estratégia alimentar, um estilo de vida, E deve ser sempre acompanhado de uma alimentação saudável e nutritiva, um sono de qualidade, um cuidar da saúde mental e PRINCIPALMENTE de exercícios físicos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Diferentemente do que muito palestrinha por aí, eu pratico o que eu professo. E sei que tem muita gente que está lendo isso e é a prova viva de que o jejum não diminui a taxa metabólica, não é verdade, Constelação?! Então, não se deixem enganar por papinho de quem não vive o que diz. Saia da sua zona de conforto, ressignifique sua alimentação, jejue, seja a sua melhor versão!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência:
Zauner C, Schneeweiss B, Kranz A, Madl C, Ratheiser K, Kramer L, Roth E, Schneider B, Lenz K. Resting energy expenditure in short-term starvation is increased as a result of an increase in serum norepinephrine. Am J Clin Nutr. 2000 Jun;71(6):1511-5. doi: 10.1093/ajcn/71.6.1511. PMID: 10837292.