“Cheguei a pesar 45kg e meu cabelo saía aos tufos. Fui para a UTI algumas vezes – a última delas depois que tomei um achocolatado que tinha glúten”. É assim que a atriz Isis valverde descreveu sua condição (doença celíaca) em uma entrevista em 2015. Agora em 2024, uma nova matéria mostrou a dificuldade que ela teve em obter o diagnóstico correto e os sintomas que enfrenta (como cansaço, inchaço na barriga, perda de peso e dor abdominal).
A doença celíaca é uma condição séria, que precisa ser diagnostica e tratada, exigindo mudanças no estilo de vida. No entanto, vai ano, vem ano, e eu continuo atendendo pacientes que não são celíacos, mas possuem sensibilidade tardia ao glúten e, por isso, nunca desconfiaram dele – já que os sintomas podem ocorrer horas ou dias depois.
Os sintomas da sensibilidade tardia ao glúten podem variar amplamente e incluir fadiga, dor de cabeça, dor nas articulações, inchaço abdominal, distúrbios gastrointestinais, alterações de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, entre outros.
A causa exata da sensibilidade tardia ao glúten ainda não é totalmente compreendida, mas há várias teorias. Uma delas é que ela está relacionada ao “leaky gut” ou intestino permeável. O “leaky gut” ocorre quando a barreira intestinal, que normalmente impede que substâncias não digeridas entrem na corrente sanguínea, torna-se comprometida, permitindo que partículas de alimentos, toxinas e outras substâncias passem para a corrente sanguínea. Isso pode desencadear uma resposta inflamatória do sistema imunológico, levando aos sintomas associados à sensibilidade tardia ao glúten.
O glúten pode desempenhar um papel na inflamação intestinal em algumas pessoas, mesmo na ausência de doença celíaca ou intolerância ao glúten. Além disso, outros componentes dos grãos, como os FODMAPs (fermentáveis, oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis), também podem contribuir para os sintomas gastrointestinais em pessoas com sensibilidades.
Por isso, se você se identifica com os sintomas, faça o teste de retirar o glúten por 30 dias de sua alimentação e avalie os resultados!