Por possuir propriedades digestivas, antioxidantes, anti-inflamatórias, descongestionantes e termogênicas, o gengibre tem sido muito utilizado no tratamento de gripes e resfriados, além de utilizado para auxiliar na melhora da digestão e no emagrecimento. O que nem todo mundo sabe é que ele também pode ser de grande valor no tratamento da endometriose – que ocorre quando o tecido endometrial cresce fora do útero, podendo provocar um processo inflamatório.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados realizada em 2016, a ingestão oral de gengibre pode ser um tratamento eficaz para a dor menstrual causada pela dismenorréia (cólicas e dores pélvicas). Isso sugere que o gengibre possa ter um efeito similar na dor associada a endometriose.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Embora em muitos casos seja assintomática, a endometriose pode causar além das dores, fadiga, distúrbios gastrointestinais e até infertilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência: Chen CX, Barrett B, Kwekkeboom KL. Efficacy of Oral Ginger (Zingiber officinale) for Dysmenorrhea: A Systematic Review and Meta-Analysis. Evid Based Complement Alternat Med. 2016;2016:6295737. doi: 10.1155/2016/6295737. Epub 2016 May 5.