Você sabia que a deficiência de vitamina D, algo comum em todo o mundo, pode estar relacionada a mais um sintoma desagradável? Um estudo recente, divulgado na revista Scientific Reports, sugere que as dores de cabeça crônicas são mais prevalentes em pessoas com baixos níveis dessa vitamina vital.
De acordo com a pesquisa finlandesa, os níveis mais baixos de vitamina D estão associados a 116% mais chances de dores de cabeça frequentes.
O estudo, que envolveu 2.601 homens do leste da Finlândia, revelou que a incidência de dores de cabeça frequentes foi menor entre aqueles cujas amostras de sangue foram colhidas durante os meses de maior exposição ao UVB.
Este estudo, um dos maiores sobre o tema, fortalece a ideia de que a vitamina D pode desempenhar um papel crucial na prevenção da dor de cabeça.
Por isso, aproveite que estamos começando o verão para elevar os seus níveis de vitamina D!
Ao menos uma vez ao dia, preferencialmente no período de 11h às 16h, busque 10 min de exposição ao sol (não é “torrar”, não é isso).
Agora, para aqueles que mesmo assim não têm tempo, não conseguem se expor ou têm alguma restrição aos raios solares, existe suplementação da vitamina D.
Ref.: https://doi.org/10.1038/srep39697