Somos o segundo país MAIS ESTRESSADO do mundo, segundo a International Stress Management Association (Isma – Brasil). Ainda de acordo com esse mesmo levantamento, 70% da população ativa já apresentou ou possui sintomas de estresse.
Aliás, vocês sabiam que a probabilidade de um ataque cardíaco fatal ocorrer numa segunda-feira é 13% maior do que nos outros dias?! Acredita-se que isso ocorra devido às alterações no ciclo circadiano e ao estresse de voltar ao trabalho.
O estresse relacionado ao trabalho, inclusive, tem CID, é considerado doença: o burnout. Mas, além do trabalho, há muitos outros fatores que podem levar ao estresse. Desde o trânsito, filas e burocracias do dia a dia até política, crises financeiras e problemas no relacionamento.
O estresse é uma reação natural do organismo, mas, nos tempos atuais, vivemos o tempo todo estressados e isso pode ter graves consequências para a nossa saúde.
O estresse crônico pode causar distúrbios do sono, distúrbios gastrointestinais, problemas imunológicos, problemas cardiovasculares, distúrbios mentais, problemas de pele e até problemas muscuesqueléticos, contribuindo para condições como a fibromialgia.
E sabemos que motivos para nos sentirmos estressados não faltam, não é mesmo?! Por isso, ao longo desta semana, quero falar com vocês sobre o gerenciamento do estresse. Vou abordar como o estresse age no organismo, o que ele pode causar e o que podemos fazer para mantê-lo em níveis aceitáveis.
Agora, quero saber de vocês como lidam com o estresse no dia a dia? Qual é o maior motivo de estresse para vocês?