Atenção, você que dorme com TV ligada ou luz acesa! Você não está só prejudicando seu sono, mas também a sua saúde em geral! Estudos mostram que dormir com alguma luz artificial à noite está relacionado ao ganho de peso, interrupções na função metabólica, secreção de insulina e posterior desenvolvimento de diabetes e fatores de risco cardiovascular!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um estudo recente analisou o sono de 20 pessoas saudáveis, todas na faixa dos 20 anos, por duas noites. Em uma todos dormiram na escuridão total, já na outra noite metade dos pesquisados dormiu com uma pequena quantidade de luz, algo como uma que entra da rua pela janela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O resultado foi que mesmo essa pequena quantidade de luz criou um deficit de sono de ondas lentas e movimento rápido dos olhos, que são os estágios em que ocorre a maior parte da renovação celular.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A frequência cardíaca registrada também foi mais alta, a resistência insulínica aumentou e os sistemas nervosos simpático (luta ou fuga) e parassimpático (descanso e relaxamento) ficaram desequilibrados, o que leva ao aumento da pressão arterial. A luz, no entanto, não foi capaz de diminuir os níveis de melatonina no corpo dos pesquisados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não preciso nem falar das implicações que esse tipo de estresse durante o sono podem provocar a longo prazo, né? Por isso, Constelação, vale repetir: Dormir bem é cuidar da saúde tanto quanto comer saudável ou se exercitar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Então, feche suas cortinas, apague todas as luzes, e até considere usar uma máscara de dormir. Lembre-se de começar a diminuir as luzes pelo menos duas horas antes de ir para a cama e se for mesmo muito necessária uma luz noturna, mantenha-a fraca e no nível do chão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E o mais importante: evite qualquer luz no espectro azul, como as emitidas por dispositivos eletrônicos como televisores, smartphones, tablets e laptops nessas duas horas que antecedem o sono. Investir no seu sono é investir em você!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ref: 10.1073/pnas.2113290119