O consumo de leite pode ter efeitos negativos em algumas pessoas, especialmente aquelas que têm intolerância à lactose, que não produzem lactase o suficiente para digerir esse carbo, ou alergia ao leite (uma reação imunológica à proteína do leite, a caseína). Porém, mesmo pessoas sem intolerância ou alergia podem apresentar sensibilidade à caseína, mas como a manifestação é tardia a pessoa tem dificuldade em relacionar com o consumo do dia anterior.
Mas há uma situação ainda mais avançada sobre as questões do leite no intestino, que é quando o paciente apresenta rinites, dermatites, dores de cabeça, até mesmo acne, causadas pela permeabilidade intestinal decorrente das distensões e estufamento. Para essas pessoas, o leite pode, sim, ser inflamatório. Ou seja, é uma questão individual!
Algumas pessoas, então, apresentam sensibilidade que por não ser percebida por conta da manifestação tardia, se torna crônica. E aí a pessoa não consegue perceber a relação entre a sensibilidade à caseína, a permeabilidade intestinal e os sintomas como rinite e enxaqueca. Nesse caso, o leite está sendo inflamatório para essa pessoa. É importante removê-lo, desinflamar e entender que aquele alimento não serve mais para ela. Afinal, não é questão de demonizar um alimento, mas sim de individualizar seus efeitos no organismo e personalizar a dieta!
🥛 Agora me conta, você consome leite? Tem alguma reação ou é um dos sortudos que não sentem nada?