Será que as frutas são um veneno disfarçado de saúde? Calma, vamos deixar esse terrorismo de lado e compreender melhor essa questão.
Sim, é verdade que o consumo excessivo de frutose (o açúcar das frutas) pode ser perigoso. Estamos falando de um açúcar que, quando consumido demasiadamente, pode ser um pesadelo para sua saúde, já que ele eleva os níveis de insulina, contribuindo para o diabetes e a obesidade. E tem mais: leva ao acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática), aumentando o risco de doenças hepáticas.
Mas sabe qual é o grande problema? Quando consumimos suco rotineiramente (ainda mais se for um suco industrializado!!). Isso porque, ao espremer a fruta, você elimina as fibras preciosas que ajudam na digestão e reduzem os picos de insulina. O resultado? Uma explosão de frutose sem controle.
É lógico que se você toma um copo de suco por dia não vai ser isso que vai lhe prejudicar, mas tomar dois, três, quatro copos por dia será uma quantidade muito maior de frutose – e não podemos esquecer das centenas de produtos industrializados que contém frutose (por ser um açúcar barato) em sua composição, desde os sucos de caixinha até alguns salames e barras de cereais.
🚨 Por isso, não caia nessa armadilha! Frutas são saudáveis, sim, mas quando consumidas inteiras e com moderação. Elas vêm com fibras que tornam a absorção da frutose mais lenta, evitando os picos de açúcar no sangue.
E lembre-se: opte sempre por uma alimentação equilibrada, rica em proteínas, gorduras saudáveis e vegetais.