Eu aposto que você gosta de dormir quando está chovendo. Sabia que algumas pessoas, inclusive, simulam essa experiência utilizando sons de chuva que encontram no youtube ou em aplicativos? Sim, e existe toda uma ciência por trás disso. Não é só memória afetiva, embora também seja.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quem me acompanha sabe que estou sempre falando da importância de uma noite de sono restauradora, e algumas técnicas podem nos ajudar nesse quesito. Mas, claro, que de nada adianta levar uma vida sedentária e se empanturrar antes de deitar que aí não tem técnica que te ajude.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora, se você já cuida da sua higiene do sono, mas ainda demora a dormir, uma boa técnica pode ser utilizar um som de chuva ou de mar. Segundo alguns estudos, eles funcionam sobrepondo os ruídos do ambiente e nos blindando de quaisquer barulhos aleatórios que possam incomodar e atrapalhar o sono.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, um pequeno estudo de 2012 mostrou que o som de chuva ajuda a reduzir as ondas cerebrais, aumentando o sono estável. Uma vez que mesmo dormindo nós continuamos a ouvir, barulhos aleatórios como cães latindo, motos e buzinas podem não só nos acordar, mas também estimular nosso sono e o deixar mais agitado e intranquilo. Enquanto o som “neutro” da chuva abafa esses sons externos e ainda ajuda a relaxar o cérebro e melhorar a qualidade do sono.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Emulado ou real, o importante é que esses sons podem ajudar principalmente a quem mora na cidade a abafar um pouco o som da rua e a ter uma noite de sono mais agradável, uma melhor qualidade de vida e maior sensação de bem-estar pois traz os ions negativos da natureza (centros urbanos, com tantas antenas, estão cheios de ions positivos). Você já testou dormir colocando um barulho de chuva para tocar?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referências: doi.org/10.3389/fnhum.2017.00109 / 10.1016/j.jtbi.2012.04.006