LEAKY GUT, quem aí já ouviu falar? A “síndrome absortiva intestinal” (na tradução livre), é uma condição que faz com que toxinas que deveriam ser eliminadas alcancem a corrente sanguínea. Isso acontece por conta de uma falha no mecanismo que deveria servir como uma barreira tornando as paredes intestinais porosas e permitindo este vazamento.
Esta síndrome é causada por má alimentação (ultraprocessados, alergênicos como gluten, caseína e antibióticos), estresse crônico, sono de má qualidade, entre outros. Assim, há um desequilíbrio da flora intestinal e com isso um quadro de baixa imunidade em que há o aparecimento da síndrome Leaky Gut. Em pacientes com doenças autoimunes ou já comprometidas por outros agravos pode haver significativa piora ou mesmo o aparecimento das autoimunes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, evitar determinados alimentos, que podem ocasionar reações inflamatórias ao intestino e gerar uma permeabilidade, que pode causar a síndrome, é fundamental na manutenção da saúde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conforme sempre digo, tudo está integrado, e a saúde física reflete também na mental. Logo, leaky gut pode afetar não apenas seu sistema imunológico, como prejudicar as diversas funções que o intestino possui em nosso organismo e, desta forma, desencadear quadros de ansiedade, depressão e estresse, dentre outros problemas psiquiátricos e, sem dúvida algum também, toda doença autoimune, que começa justamente no intestino!!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um intestino que não funciona corretamente deixa de nutrir o organismo e entre os prejuízos também está a queda na produção de serotonina. Portanto, este quadro, aliado à uma predisposição genética, é um ambiente favorável para desencadear doenças como a depressão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para mais infos sobre intestino, vejam meu vídeo no YouTube: http://bit.ly/DrBVideoIntestino