Um marco histórico foi alcançado: em setembro de 2024, cientistas reverteram o diabetes tipo 1 em uma paciente pela primeira vez na história! O estudo, publicado na revista científica Cell, revelou que uma jovem de 25 anos está há mais de um ano sem precisar de insulina, graças a um transplante inovador de células-tronco. Mas calma, vamos entender o que isso significa.
Pacientes com diabetes tipo 1 sofrem de uma condição autoimune, onde o corpo destrói as células das ilhotas pancreáticas, responsáveis por produzir insulina. Usando células-tronco revertidas a um estado pluripotente, cientistas criaram ilhotas pancreáticas em 3D e implantaram 1,5 milhões delas no abdômen da paciente. Resultado? Em apenas 2 meses e meio, ela já produzia insulina suficiente para viver sem suplementação.
A ciência está avançando, mas enquanto os estudos ainda evoluem para uma possível cura definitiva, o diabetes, em especial do tipo 2, segue aumentando. Diferente do tipo 1, o diabetes tipo 2 pode ser prevenido e até controlado com mudanças significativas na rotina, como:
📌 Low Carb e Jejum Intermitente: Reduzem picos de glicose e melhoram a sensibilidade à insulina (Comente COMUNIDADE para saber mais!)
📌 Exercícios Físicos: Aumentam a captação de glicose pelos músculos, reduzindo a dependência de insulina.
📌 Gerenciamento do Estresse: O estresse desregula hormônios que impactam a glicemia.
📌 Alimentação Saudável: Menos ultraprocessados e mais comida de verdade.
Diabetes tipo 2 é adquirida por hábitos, mas pode ser vencida por escolhas!
Se você luta contra o diabetes tipo 2, saiba que há caminhos para recuperar sua saúde. Adote uma rotina saudável e, se necessário, procure um médico integrativo para personalizar o melhor plano para você. Afinal, o maior poder está nas suas escolhas!
Ref.: DOI: 10.1016/j.cell.2024.09.004