Manter uma rotina de exercícios no mesmo horário não só impulsiona seu desempenho esportivo, mas também traz benefícios incríveis para a saúde musculoesquelética, revelou uma pesquisa realizada pela Universidade de Manchester, no Reino Unido, publicada no periódico científico Nature no dia 14 de novembro.
Os diferentes relógios biológicos do corpo, responsáveis por coordenar comportamentos e processos fisiológicos, podem ser sincronizados através de padrões consistentes de exercícios.
Essa sincronização, fundamental para a saúde, evita desalinhamentos que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.
De acordo com o estudo, exercícios regulares ajudam a redefinir os relógios biológicos das articulações e da coluna, alinhando-os ao relógio cerebral.
“Identificamos um novo mecanismo de relógio subjacente ao envelhecimento esquelético, que pode ter impactos de longo alcance na compreensão da fragilidade e no planejamento de um tempo de tratamento mais eficiente para exercícios e fisioterapia para manter uma boa saúde e mobilidade esquelética”, disse a professora Judith Hoyland, especialista em coluna/disco intervertebral, em comunicado à imprensa.
Embora o estudo tenha sido realizado em ratos, a similaridade fisiológica entre seus tecidos e os humanos sugere que os benefícios podem ser aplicáveis a nós. Cuidar da saúde musculoesquelética nunca foi tão motivador!
Agora me conta, você costuma se exercitar sempre no mesmo horário? Que horário seria?