CBD VS THC
CBD vs THC
3 de dezembro de 2019
Como eliminar toxinas e restabelecer o equilíbrio do organismo
2 de janeiro de 2020

CBD no Tratamento da Depressão

CBD no tratamento da Depressão

O canabidiol (CBD) é um composto da planta cannabis que juntamente com o THC têm sido usado de forma medicinal. Não dá mais para “dissociar” o THC das terapias, desconsiderando-o por completo. É o que temos observado em novos estudos. Os achados demonstram que pode ser bem indicada uma maior concentração de THC em combinação com CBD como linha terapêutica.

Além de seu uso no tratamento de doenças como fibromialgia, doenças inflamatórias do intestino (como a doença de chron), dor, AVC e até mesmo do câncer, evidências mostram que o CBD pode ter uma interação positiva com receptores de serotonina, sendo muito promissor no tratamento para depressão e ansiedade. Mais estudos são necessários, mas as pesquisas iniciais têm sido positivas, principalmente com o uso do CBD como um antidepressivo de ação rápida – e com menos efeitos colaterais do que os remédios tradicionais.

O CBD está associado à regulação do humor – uma disfunção no sistema endocanabinoide levaria à redução na concentração de canabinoides, o que foi associado à depressão e distúrbios do humor em estudos.De acordo com pesquisas, o CBD pode ser capaz de diminuir a tendência à ansiedade. Isso pode ser explicado porque os endocanabinóides modulam a resposta dos neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, auxiliando a promover o bem-estar e promovendo efeito antidepressivo e ansiolítico.

Além disso, há também estudos que mostram que o CBD é capaz de induzir alterações neuroplásticas no córtex pré-frontal e no hipocampo (estruturas envolvidas no desenvolvimento da depressão) e, assim, demonstram mais uma vez seu potencial terapêutico.

Se você sofre de depressão, entenda que ela é uma doença multifatorial, logo, é preciso cuidar de sua saúde integralmente – desde alimentação, sono, prática de exercício físico, etc. Não deixe de procurar ajuda médica e psicológica, uma equipe multidisciplinar pode ajudar você na luta contra essa doença que assola cada vez mais pessoas!