Presentes em alimentos de origem vegetal, as fibras podem ser solúveis (mais encontradas em alimentos como como linhaça, aveia, chia, laranja, limão, couve-flor, cenoura, feijão e lentilha) ou insolúveis (encontrada em alimentos como vegetais folhosos, legumes com casca, brócolis, maça com casca e damasco).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dentre os benefícios de uma alimentação rica em fibras temos:
controle do diabetes
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
saciedade
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
regulação do intestino
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
controle do colesterol⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
prevenção do câncer de cólon
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como sabemos, alimentos ricos em fibras aumentam a frequência dos movimentos intestinais, ajudando na formação do bolo fecal e em seu trajeto ao longo do trato gastrointestinal. Assim, é preciso incluir em sua alimentação tanto alimentos ricos em fibras solúveis quanto fibras insolúveis. Importante destacar que, aumentando o consumo de fibras, é fundamental aumentar, também o consumo de água! Além disso, inclua também gorduras saudáveis, como abacate, azeite, salmão e óleo MCT, para lubrificar as fezes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E se você segue o estilo alimentar low carb, incluí na imagem algumas boas opções de alimentos ricos em fibras e pobres em carboidratos. Mas, não hesite em procurar um nutricionista funcional para que ele possa entender melhor seu contexto, objetivo e individualidades e, assim, montar o plano alimentar ideal para você!