Aquecer alimentos no micro-ondas é conveniente, mas você já parou para pensar nos riscos associados ao uso de recipientes plásticos?
O pesquisador Kazi Albab Hussain, estudante de nanotecnologia ambiental, sim. Ele ficou tão preocupado com a exposição de plásticos a bebês após tornar-se pai que, ao fazer uma pesquisa em seu laboratório, descobriu que, quando aquecidos no micro-ondas, os utensílios liberavam milhões de microplásticos.
Mas e qual é o grande problema disso?
Quando o plástico é aquecido no micro-ondas, substâncias químicas como ftalatos e o temido bisfenol A (BPA) podem se transferir para seus alimentos. Essas substâncias são conhecidas por serem disruptores endócrinos, podendo afetar seus hormônios e saúde geral. Exposições repetidas a substâncias como o BPA têm sido associadas a diversos problemas de saúde, incluindo câncer, disfunções hormonais, infertilidade, distúrbios no desenvolvimento, entre outros.
Lembrando que o uso de plásticos no micro-ondas pode ser ainda mais arriscado para crianças, pois seus sistemas estão em desenvolvimento e são mais sensíveis a essas substâncias.
Então, o que fazer?
– Procure por recipientes de plástico identificados como “Seguro para Micro-ondas”. Evite aquecer alimentos em recipientes plásticos não aprovados para isso.
– Opte por alternativas mais seguras. Escolha recipientes de vidro, cerâmica ou porcelana para aquecer alimentos no micro-ondas.
Proteger sua saúde começa com escolhas conscientes. Vamos optar por práticas mais seguras na cozinha? Quem aí já faz isso?