Sobre bondade e amor
23 de abril de 2017
Estilos Alimentares: introdução
25 de abril de 2017

Refrigerante Diet: estudo aponta riscos à saúde

O consumo de bebidas artificialmente adoçadas foi associado com maior risco de acidente vascular cerebral (AVC) e demências, como o Alzheimer. É o que apontou estudo prospectivo[1] publicado na revista Stroke, periódico da American Heart Association, em 20/04.

O consumo de bebidas artificialmente adoçadas foi associado com maior risco de acidente vascular cerebral (AVC) e demências, como o Alzheimer. É o que apontou estudo prospectivo[1] publicado na revista Stroke, periódico da American Heart Association, em 20 de abril.

Na pesquisa, que foi alvo de reportagens nos principais jornais do Brasil[2] e do mundo, cientistas da Universidade de Boston analisaram 2.888 pessoas com mais de 45 anos de idade (com idade mediana de 62 anos) e 1.484 pessoas com mais de 60 anos (com idade mediana de 69 anos) com risco de demência. Após ajustes feitos para a idade, sexo, educação, ingestão calórica, dieta, exercício e tabagismo, eles descobriram que bebidas como refrigerante dietético “estavam associadas a um risco aumentado de derrame isquêmico, demências, como Alzheimer”. Basta o consumo de uma lata por dia para triplicar as chances de apresentar uma destas condições.

Este é mais um estudo que vem engrossar algo que é um fato e tenho esclarecido a vocês constante e incessantemente: os malefícios de bebidas industrializadas – um verdadeiro veneno em MLs.

Mesmo em suas versões diet, light e zero – em forma de refrigerantes, néctares e sucos de caixinha, adoçantes de mesa – tais alimentos vêm classificados como “sem isso, sem aquilo”, mas para substituir açúcares – a Indústria utiliza produtos nocivos como acessulfame K, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame entre outros, sendo isentos de valor nutricional.
Quantos novos estudos serão necessários para que possamos compreender de uma vez por todas que esta distorção de valores alimentares, que se pauta no consumo de industrializados, representa um alto risco para a saúde e qualidade de vida e nada tem a agregar ao organismo de nós, seres humanos?

Adoçantes, refrigerantes e outros produtos são exemplos de itens que devem ser excluídos de sua rotina alimentar. Esta atitude integra o 1º Pilar para uma Vida Saudável. Experimente como proposto no nosso #Desafio30DiasDrBarakat não consumir por um período de pelo menos 30 dias e verifique como seu organismo reagirá.

Referência para acesso do estudo e de uma das reportagens
[1] Sugar and Artificially Sweetened Beverages and the Risks of Incident Stroke and Dementia
Matthew P. Pase, Jayandra J. Himali, Alexa S. Beiser, Hugo J. Aparicio, Claudia L. Satizabal, Ramachandran S. Vasan, Sudha Seshadri and Paul F. Jacques. Stroke. 2017;STROKEAHA.116.016027, originally published April 20, 2017. https://doi.org/10.1161/STROKEAHA.116.016027 Disponível em < http://stroke.ahajournals.org/…/…/04/20/STROKEAHA.116.016027 > Acessado em 23/04/17

[2] Época Negócios Online. Refrigerante diet aumenta risco de AVC e demência, aponta estudo. Publicado em 21/04/17 http://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2017/04/refrigerante-diet-aumenta-risco-de-avc-e-demencia-aponta-estudo.html

WhatsApp chat