Você sofre com tontura?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As crises de vertigens desencadeadas por mudanças na posição da cabeça são chamadas de “Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)”. O distúrbio, que afeta mais mulheres do que homens, pode se manifestar em qualquer idade, mas é mais frequente a partir dos 65 anos (o que pode elevar o risco de quedas e fraturas).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acredita-se que níveis reduzidos de vitamina D podem impactar no surgimento de crises recorrentes e, agora, um estudo publicado neste mês de agosto no periódico da American Academy of Neurology mostrou que para as pessoas que sofrem deste mal, a suplementação de vitamina D e cálcio pode se ruma maneira simples e de baixo risco de prevenir a vertigem recorrente – principalmente se a pessoa tiver baixos níveis de vitamina D.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vale destacar que a deficiência nutricional decorrente da falta da vitamina pode causar doenças – por isso, ela é importante para todas as pessoas!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉O que é importante saber: nada de suplementar sozinho, pois como tudo na vida que é em excesso, pode causar danos. Portanto, cada indivíduo deverá ser analisado caso a caso por um médico e nutricionista. Lembrando que o nutricionista tem dose limitada de 2.000 Ui por dia e o médico pode ultrapassar estes limites.
As doses são individualizadas e devem ser analisadas por seu profissional. Cada indivíduo absorve de uma maneira diferente. Então não é possível estabelecer um padrão. Por exemplo: eu jogo tênis diariamente no sol e meus níveis de Vit. D não ficam elevados e é preciso suplementar!
Por isso reforço, não existe fórmula ideal. Existe o seu organismo sendo analisado de maneira individualizada!
Referência: Prevention of Benign Paroxysmal Positional Vertigo with Vit D Supplementation: A Randomized Trial
Seong-Hae Jeong, Ji-Soo Kim, Hyo-Jung Kim, Jeong-Yoon Choi, Ja-Won Koo, Kwang-Dong Choi, Ji-Yun Park, Seung-Han Lee, Seo-Young Choi, Sun-Young Oh, Tae-Ho Yang, Jae Han Park, Ileok Jung, Soyeon Ahn, Sooyeon Kim
Neurology Aug 2020, 10.1212/WNL.0000000000010343; DOI: 10.1212/WNL.0000000000010343