Como tudo na internet precisa ser muito bem explicadinho, deixa eu já avisar: não estou fazendo apologia ao vício em videogame. Muito pelo contrário, acredito que tudo tenha de ser equilibrado – inclusive, nossos momentos de lazer.
Mas hoje quero falar sobre saúde cerebral e logo, logo vocês vão entender como o videogame pode ajudar nessa questão!
Nosso cérebro é o centro de controle de todas as funções do nosso corpo e manter sua saúde em dia pode ter um impacto significativo em nossa qualidade de vida.
Então, como podemos cuidar melhor desse órgão vital? É simples! Além de uma alimentação saudável, sono de qualidade, gerenciamento do estresse e exercícios físicos regulares, é fundamental exercitar a mente. E adivinha só? Jogar videogames pode ser uma forma divertida e eficaz de fazer isso!
Em um estudo realizado pela USP, publicado em 2014, os pesquisadores concluíram que jovens adultos que jogaram um jogo envolvendo navegação espacial 3D (Super Mario 64) durante 2 meses mostraram aumentos significativos de massa cinzenta em áreas cerebrais cruciais para navegação espacial, planejamento estratégico, memória de trabalho e desempenho motor.
Tudo isso ocorre graças à neuroplasticidade, uma incrível capacidade do cérebro de se adaptar e se reorganizar ao longo da vida. Isso significa que podemos criar novas conexões neurais e fortalecer as existentes através de estímulos e práticas específicas.
Para exercitar a neuroplasticidade, desafie-se com novas atividades, aprenda habilidades diferentes, pratique exercícios mentais como quebra-cabeças e meditação, e mantenha uma vida social ativa. Estimular o cérebro regularmente promove uma mente mais ágil e saudável ao longo do tempo!
Conhece alguém que gostaria de saber disso? Curta e compartilhe essa informação!
Ref.: DOI: 10.1038/mp.2013.120