Já ouviu aquela expressão “trocar o dia pela noite”?! Não é raro chegar em meu consultório pacientes buscando ajuda pois essa troca já se tornou uma rotina.
Isso ocorre por uma inversão do ciclo circadiano, que normalmente é afetado e desajustado como consequência do efeito de estresse prolongado, com alta secreção de cortisol e adrenalina em horários desregulados.
Mas, o que muita gente não sabe é que mesmo aqueles que dormem as tais “8 horas por noite” também podem estar com o sono prejudicado. Isso porque acordam cansados, esquecidos, sem energia! Entendam: o sono possui uma importante função restauradora. É durante ele que nosso corpo realiza a manutenção e conservação de energia, amadurecimento do sistema nervoso central, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória, além da função termorreguladora e relaxante da musculatura.
Por isso, seja você uma pessoa que não consegue dormir (como a imagem que ilustra esse post), seja você uma pessoa que dorme mas não descansa verdadeiramente, saiba que isso não é normal e há medidas eficazes que podem consertar o seu sono, não hesite em buscar ajuda profissional!
Afinal, a qualidade do sono é um dos quatro pilares que balizam uma vida saudável.
Ele é uma das colunas de sustentação, juntamente com alimentação e intestino saudável; exercícios físicos; e equilíbrio corpo, mente e espírito!
ESCOLHAS: alimentação, exercício físico, sono, relacionamentos, tudo impacta em sua saúde. Entenda!