Não sejam reféns de regras alimentares generalizadas que ignoram completamente a individualidade de cada pessoa! Não existe um único caminho “certo” em termos de alimentação.
É verdade que a preocupação com a alimentação saudável está em alta, e isso é ótimo! E, sim, há algum produtos alimentícios que sabidamente podem ser prejudiciais quando consumidos em excesso (os ultraprocessados, açúcares, refrigerantes etc) ou pró-inflamatório para alguns indivíduos (como leite, glúten ou até mesmo o ovo!). Porém, o que não podemos aceitar é que isso se traduza em uma ditadura do que é considerado certo ou errado na dieta de cada um. Afinal, somos todos diferentes, com necessidades, metabolismos, objetivos e estilos de vida únicos!
Se tem uma coisa que precisa ficar clara é que não existe uma fórmula mágica que funcione para todo mundo. O que é indicado para um pode não ser para outro, e vice-versa. Então, antes de sair por aí seguindo as últimas tendências em dietas da moda, pare e reflita.
A chave para uma alimentação verdadeiramente saudável está na personalização, levando em conta as individualidades de cada pessoa. Isso significa considerar fatores como histórico de saúde, preferências alimentares, intolerâncias, alergias, estilo de vida e, claro, objetivos pessoais.
Então, da próxima vez que você se deparar com uma regra alimentar rígida que promete ser a solução para todos os seus problemas, lembre-se: questione, investigue e busque orientação de profissionais qualificados. Afinal, sua saúde merece uma abordagem personalizada e cuidadosa, feita sob medida para você!