3 BILHÕES POR ANO. Esta é a quantia que a pesquisa “O lado oculto das bebidas açucaradas: doenças, mortes e custos à saúde”, do Instituto de Efectividad Clinica y Sanitária (IECS), estima que seja gasta pelo sistema de saúde para tratar as doenças provocadas pelo consumo de bebidas açúcaradas.
Doenças cardíacas, diabetes, câncer, doença renal, doenças cerebrovasculares, entre outras, estão associadas ao alto consumo dessas bebidas – como refrigerantes e sucos de caixinha. Mas não é só isso. Estima-se ainda que o consumo dessas bebidas seja o responsável por mais de 12 mil mortes de brasileiros todos os anos.
Se você não se assustou com esses números, eu não vou desenhar para você. Até porque, isso já foi feito (aqui nesse link é possível acessar a um infográfico sobre a pesquisa: https://actbr.org.br/uploads/arquivos/IECS-e-Infografi%CC%81as-bebidas-azucaradas-Brasil.pdf).
Mas quero deixar o meu apelo: procure se informar sobre o que você está consumindo. Sobre os riscos e problemas que, em especial os ultraprocessados e o açúcar, podem causar.
E se você já sabe, quero saber: há quanto tempo você ressignificou a sua alimentação? Que mudanças sentiu em sua saúde?