Você já sabe que a Vitamina D é fundamental para a nossa saúde, certo? Que ela desempenha um importante papel em nosso sistema imunológico, além de atuar na regulação da absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. Ela também atua no funcionamento cerebral e, de acordo com um estudo publicado em setembro de 2022, ela também pode ser importante conforme envelhecemos. Isso porque pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Brasil, e da University College London (UCL), no Reino Unido, descobriram que a suplementação de vitamina D pode reduzir o risco de dinapenia em idosos em 78%.
Enquanto a dinapenia diz respeito à perda de força muscular que ocorre durante o processo de envelhecimento do organismo, a sarcopenia está associada à perda da massa muscular. Ambas as situações podem se beneficiar da vitamina D, já que sua deficiência está associada à fraqueza muscular e sabe-se que a vitamina D ajuda a reparar os músculos.
Ainda sobre mazelas que ocorrem conforme envelhecemos, podemos citar a osteoporose e, aí, mais uma vez, a vitamina D também é essencial, já que ela é fundamental no processo de fixação do cálcio nos ossos. A carência dela, então, faz com que o cálcio não seja absorvido de forma satisfatória pelo organismo.
Por tudo isso, se você está em busca de mais longevidade, atente-se aos níveis de vitamina D!
Ao menos uma vez ao dia, preferencialmente no período de 11h às 16h, busque 10 min de exposição ao sol (não é “torrar”, não é isso). Agora, para aqueles que mesmo assim não têm tempo ou têm alguma restrição aos raios solares, existe suplementação da vitamina D. Busque consultar o seu médico para que seja possível encontrar a dose adequada para você, porque esta substância é extremamente necessária para nós! 🌞
Referência: https://doi.org/10.1007/s00223-022-01021-8