Rica em fibras, minerais (cálcio, ferro e magnésio) e vitaminas (A, K e vitaminas do complexo B), a spirulina é uma cianobactéria de poucas calorias, normalmente vendida em pó ou em cápsulas. Considerada um “superalimento” por seus diversos benefícios à saúde, é uma excelente fonte de proteína vegetal e devido à presença de um aminoácido chamado fenilalanina, auxilia a regular a sensação de saciedade, colaborando, assim, para a manutenção do peso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por conter ficocianina, age como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres. Ainda entre seus benefícios, podemos citar sua ação anti-inflamatória, melhoria do sistema imunológico, redução da pressão arterial e de sintomas de cansaço. A spirulina também favorece uma flora intestinal saudável, o que contribui com toda a saúde do organismo, de modo geral.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Seu consumo pode ser feito juntamente com smoothies, sucos e até mesmo saladas. Lembrando sempre que é importante consultar um nutricionista para que ele possa lhe orientar, analisando seu caso individualmente, principalmente porque, de acordo com a Anvisa, a spirulina não é indicada para grávidas, lactantes e crianças.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enfim, a spirulina, aliada à uma alimentação saudável e equilibrada, pode contribuir e muito para a saúde! Vocês já experimentaram? Me digam o que acharam!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referências:
JOHNSON, M.; HASSINGER, L.; DAVIS, J. et al. A randomized, double blind, placebo controlled study of spirulina supplementation on indices of mental and physical fatigue in men. Int J Food Sci Nutr; 67(2):203-6, 2016.
Karkos PD, Leong SC, Karkos CD, Sivaji N, Assimakopoulos DA. Spirulina in Clinical Practice: Evidence-Based Human Applications. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine : eCAM. 2011;2011:531053. doi:10.1093/ecam/nen058.
doi:10.1111/j.1755-5922.2010.00200.x.