Nos últimos tempos tenho acompanhado uma movimentação em torno de um tal de “skincare” (cuidados com a pele envolvendo uma rotina com diversos produtos). Acho ótimo esse autocuidado, mas quero fazer uma provocação: será que é realmente autocuidado se, no caso, você estiver apenas aplicando um monte de produtos repletos de alumínio, parabenos, sulfatos, silicones e petrolatos (substâncias que podem ser tóxicas ao organismo e algumas até mesmo agirem como disruptores endócrinos, causando desregulação endócrina)?!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quem acompanha os stories deve ter visto, inclusive, que tenho utilizado agora um desodorante livre de tudo isso. Lembrem-se: as vias de contaminação com o mundo externo podem ser via oral, inalatória e aquilo que escolhemos passar em nossa pele!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso tudo, tenho uma outra questão: adianta gastar centenas de reais em produtos para a pele e não manter hábitos saudáveis, como um sono de qualidade, evitar excesso de álcool e, principalmente: nutrir seu organismo com comida de verdade?!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, acredito que se você realmente quer entrar nessa onda de skincare precisa entender que, antes de mais nada, ele começa com a sua alimentação! Pense nisso!