Sabia que o Burnout agora é classificado pela OMS como uma “síndrome” que resulta de um “estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”? De acordo com a CID-11, o Burnout é caracterizado por:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🤯 Sensações de esgotamento ou exaustão.
🤯 Sensação de dissociação (distanciamento mental do próprio trabalho), sentimentos de negatividade ou cinismo relacionados ao trabalho.
🤯 Eficácia profissional reduzida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, pode ser atrelado a sintomas como:
👉Nervosismo.
👉Dor de cabeça frequente.
👉Pressão alta.
👉Dores musculares.
👉Problemas gastrointestinais.
👉Alterações nos batimentos cardíacos.
👉Alterações no apetite e no humor.
👉Insônia.
👉Dificuldade de concentração.
👉Sentimentos de fracasso.
👉Incompetência e insegurança.
👉Negatividade constante e isolamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Burnout é coisa séria. Lembrem-se que tudo se resume a encontrar o equilíbrio entre corpo – mente – espírito. Mudanças nas condições de trabalho e no estilo de vida são mais que necessárias. O que mais há hoje são pessoas que se veem arrastadas dia após dia – sofrendo de desgaste mental e físico, em decorrência de uma vida que não é a que gostariam, em empregos que sugam, sem perspectiva. De fato, todos precisamos trabalhar! Sentir-se produtivo é bom. Mas, há de se avaliar: a que preço? Cada vez mais atendemos esse tipo de pacientes no Instituto Dr Barakat, já que é um problema que demanda uma atenção holística para um tratamento efetivo. Procure equilibrar sua alimentação com comidas leves, ricas em nutrientes, que trabalhem em favor do seu intestino, um dos órgãos afetados pelo Burnout (lembrem-se: o intestino é o segundo cérebro). Nada de se afogar em doces e massas como um refúgio. Pratique exercício físico e higiene do sono para um sono restaurador. A meditação também é uma ferramenta que muito auxilia nestes casos. Ser bem sucedido é cuidar de si e de quem amamos, ter uma vida equilibrada, em paz, e longeva – não viver estressado!
Ref: https://www.paho.org/pt/noticias/28-5-2019-cid-burnout-e-um-fenomeno-ocupacional