Talvez você seja estoico e nem sabe. Eu mesmo, fui construindo alguns hábitos ao longo da vida e quando descobri o estoicismo percebi que muito do que eu fazia, agia ou pensava já estava alinhado com essa filosofia.
Mas o que é o estoicismo, afinal? Trata-se de uma vertente filosófica de mais de 2 mil anos, que busca meios de alcançar equilíbrio em meio ao caos, principalmente por meio da razão, vivendo o momento presente e compreendemos que não temos controle de tudo, por isso, é preciso aprender a lidar com a vida como ela é (inclusive, o post que fiz hoje cedo foi pensado bem nesse sentido).
Foque no que você tem controle e não nas coisas que você não pode mudar.
“Não é o que acontece com você, mas é como você reage que importa”, como diria o filósofo Epiteto.
Mas, mais do que isso, o estoicismo ainda traz lições valiosas para a nossa saúde – física e mental – já que um dos seus princípios é vivermos de acordo com a natureza.
Nosso corpo não foi projetado para o ócio, por isso, exercite-se! Coma comida de verdade, o mais natural possível. Jejue, pois como diria Sêneca: ”
“ao sobrecarregar o corpo com comida você estrangula a alma e a torna menos ativa. Assim, limite o corpo, tanto quanto possível, e permita total liberdade ao espírito”.
Entendem agora por que digo que jejum intermitente não é uma modinha?rs
E você, se identifica com o estoicismo ou já tinha ouvido falar dele antes? Quero saber se tenho Estrelinhas estoicas por aqui!rsrs!