As principais causas da inflamação crônica tendem a ser:
– infecções persistentes
– exposição prolongada a agentes tóxicos
– autoimunidade
E quando o assunto é inflamação crônica do organismo, há um órgão muito importante que costuma ser o primeiro a se inflamar – já que é o que lida, diariamente, com diversos agentes potencialmente tóxicos, sendo nossa principal barreira – depois da pele- contra o mundo exterior. Sim, estou falando dele: o intestino!
Seu revestimento intestinal é incrivelmente importante para o seu intestino e saúde em geral. Esse revestimento deve ser semipermeável, ou seja, com pequenas junções de orifícios que permitem que os micronutrientes ultrapassem o intestino. Porém, quando ele se torna permeável, grandes partículas de alimentos, micróbios e toxinas podem passar do seu intestino para a corrente sanguínea.
Isso pode aumentar o risco da inflamação crônica, inflamação intestinal, desequilíbrio da microbiota e outros problemas crônicos de saúde.
Alimentos inflamatórios, estresse crônico, infecções, toxinas ambientais e até o uso indiscriminado de certos medicamentos podem ser prejudiciais e danificar o revestimento do intestino.
É o que chamamos de leaky gut, também conhecida como permeabilidade intestinal ou síndrome do intestino permeável. Tenho um destaque aqui no Instagram sobre intestino em que falo mais sobre esse tema, por isso, convido todos a assistirem o destaque “INTESTINO”.
E quais são os sintomas de que o seu intestino está inflamado? Eles podem ser vários e variam de pessoa para pessoa. Alguns exemplos são:
Inchaço
Flatulência
Diarreia
Alergias
Psoríase
Acne
Sensibilidade/Intolerância alimentar
Dificuldade de concentração
Asma
Dor de cabeça
Cólica
Dor nas juntas
Ansiedade
Depressão
Problemas no sistema imunológico
Fadiga crônica
Azia
Constipação
Perda de memória
Síndrome do intestino irritável
Deficiência nutricional
Juntas doloridas
Erupções cutâneas
VOCÊ SOFRE COM ALGUM DELES?!