De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Química de São Carlos, da USP, a ingestão em excesso de diacetil (um composto utilizado na pipoca de micro-ondas para dar aroma e gosto) pode ser nociva à saúde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A pesquisa, realizada em ratos, provocou mudanças no cérebro dos animais que a consumiram durante 90 dias seguidos. Foram identificados em seus cérebros proteínas associadas ao Alzheimer (beta-amiloides), além de modificações nas estruturas de outras proteínas avaliadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso significa que você deveria parar de comer pipoca? Não, mas talvez considerar preferir o milho natural (e não o utilizado nas pipocas de micro-ondas que podem ser modificados, cheio de conservantes e, sem falar nos produtos químicos presentes na embalagem que podem vaporizar e migrar para a pipoca).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, na hora de preparar, prefira utilizar uma pipoqueira (eu já utilizei por muito tempo uma de brinquedo que a Lulu tinha!rsrs), e você pode utilizar um pouco de óleo de coco ou manteiga, por exemplo, e temperar com sal integral! Afinal, pipoca também pode ser comida de verdade quando bem feita (e não no microondas).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência: https://namidia.fapesp.br/estudo-da-usp-associa-pipoca-de-micro-ondas-a-alteracoes-cerebrais-que-ocorrem-no-alzheimer/376684