Fundamental para a saúde cerebral, o magnésio atua em nossas habilidades cognitivas e por isso é muito associado à memória e aprendizado. Assim, a deficiência deste mineral há muito tempo é relacionada com o comprometimento da função cognitiva. Há diferentes formas de magnésio, mas uma em específico exerce um grande efeito benéfico no cérebro: o magnésio L-treonato.
Em 2016, um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo analisou adultos mais velhos (entre 50 e 70 anos) com comprometimento cognitivo e que foram submetidos à suplementação do L-treonato por 12 semanas. O resultado foi surpreendente: a estratégia foi capaz de reverter o envelhecimento do cérebro em nove anos.
Hoje, sabemos que o magnésio L-treonato contribui para aumentar o número de sinapses, estimula o crescimento de novas células cerebrais e contribui com a neuroplasticidade (capacidade do sistema nervoso de se adaptar e reorganizar suas conexões). Até mesmo por isso, o L-treonato também tem sido estudado no tratamento de outras condições que afetam o cérebro, como depressão e até enxaqueca.
Vale lembrar que, de uma maneira geral, os solos brasileiros são pobres em magnésio, por isso, a suplementação pode ser de grande ajuda – em especial porque você pode escolher os tipos de magnésio ideal para as suas necessidades.
Inclusive, tenho um vídeo em meu canal falando sobre os principais tipos de magnésio e suas indicações, já assistiu? Acesse youtube.com/InstitutoDrBarakat e confira!
E para os que já fazem uso dessa forma de magnésio, me contem: sentiram alguma melhora?
Referência: Liu G, Weinger JG, Lu ZL, Xue F, Sadeghpour S. Efficacy and Safety of MMFS-01, a Synapse Density Enhancer, for Treating Cognitive Impairment in Older Adults: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. J Alzheimers Dis. 2016;49(4):971-90. doi: 10.3233/JAD-150538. PMID: 26519439; PMCID: PMC4927823. #drbarakatmagnesio