fbpx
Alimentos ricos em cálcio
9 de fevereiro de 2017
Intolerância à Lactose
10 de fevereiro de 2017

Osteoporose e leite

Afinal, há relação? Vamos entender

Manter a saúde óssea em dia é um dos pré-requisitos para não envelhecer com dores e doenças como a osteoporose e a osteopenia, por exemplo.

O cálcio é um dos principais nutrientes relacionados à manutenção da saúde dos nossos ossos, uma vez que potencializa o crescimento deles na infância e mantém a densidade de sua massa e força muscular na fase adulta. O que acarreta no uso de K2, que é uma vitamina que tem a capacidade de remover o excesso de cálcio que fica acumulado no endotélio (camada íntima dos vasos) dos vasos sanguíneos, recolocando o cálcio na circulação e impedindo a obstrução do fluxo sanguíneo, pela corrente e vasos, devido à formação de placas ateromatosas.

Com o cálcio na circulação a vitamina D é o responsável em recolocar o cálcio de volta no osso, portanto, vamos prestar mais atenção à quantidade de cálcio que estamos ingerindo e níveis dessas vitaminas !

Agora vamos ao outro assunto que acarreta no cálcio: o consumo de leite. Além de ser um produto altamente alérgico (cerca de 70% dos adultos têm algum sintoma de intolerância após consumir o leite de vaca ou derivados, diferente do que muitos acreditam, o nosso corpo NÃO é capaz de absorver o cálcio do leite da vaca, pois ele também eleva a acidez do pH corporal. Isso implica na proteção do próprio corpo, fazendo o contrário, ou seja, ele utiliza o nutriente que já temos para combater o ácido altíssimo do leite, então ocorre a perda, e não o ganho de cálcio!

Elevando o pH do corpo humano, o cálcio utilizado para o combate é o dos ossos, por ser a sua maior fonte, então além de suprir essa demanda, o cálcio é expulso pela urina após ter equilibrado as quantidades corporais de pH. E se não tivermos cálcio o suficiente, doenças surgem com mais incidência. As melhores fontes opcionais de cálcio estão nos posts dessa semana. E nos ossos nunca é uma boa coisa, uma vez que eles fazem parte da nossa sustentação, não é? Fundamental manter a Vitamina D elevada pois essa é a grande transportadora de cálcio aos ossos. Portanto vamos prestar atenção e cuidar da ingestão de cálcio de maneira correta!

Confira no Receitas da Rainha sugestão de receita de leite de coco!

REFERÊNCIAS

Michaëlsson Karl, Wolk Alicja, Langenskiöld Sophie, Basu Samar, Warensjö Lemming Eva, Melhus Håkan et al. Milk intake and risk of mortality and fractures in women and men: cohort studies BMJ 2014; 349 :g6015

Ornish, Dean M et al. Dietary trial in prostate cancer: Early experience and implications for clinical trial design. Urology , Volume 57 , Issue 4 , 200 – 201

Feskanich D, Willett WC, Colditz GA. Calcium, vitamin D, milk consumption, and hip fractures: a prospective study among postmenopausal women. Am J Clin Nutr February 2003 vol. 77 no. 2 504-511.

Handford, CE, Campbell, K. e Elliott, CT (2016), Impactos da Fraude Láctea na Segurança Alimentar e Nutrição com ênfase especial nos países em desenvolvimento. REVISÕES INTEGRADAS NA CIÊNCIA DOS ALIMENTOS E NA SEGURANÇA ALIMENTAR, 15: 130-142. Doi: 10.1111 / 1541-4337.12181

Pediatrics. 2005 Mar;115(3):736-43. Calcium, dairy products, and bone health in children and young adults: a reevaluation of the evidence. Lanou AJ1, Berkow SE, Barnard ND.

Peck P.Two or more glasses of milk may raise ovarian câncer skills, still doctors aren’t advising that women stop drinking it WebMD Medical News, May 5, 2000

Feskanich D1, Willett WC, Stampfer MJ, Colditz GA. Milk, dietary calcium, and bone fractures in women: a 12-year prospective study. Am J Public Health. 1997 Jun;87(6):992-7.

Woolridge MW, Fisher C 1988 Colic, “overfeeding” and symptoms of lactose malabsorption in the breast-fed baby: a possible artifact of feed management. Lancet 2:382

Ayub M, Ahmed Q, Abbas M, Qasi IM, Hattak IA. 2007. Composition and adulteration analysis of milk samples. Sarhad J Agric 23(4):1127–30

BBC NEWS. 22nd April 2004. China ‘fake milk’ scandal deepens. Available from: http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/asia-pacific/3648583.stm. Accessed November 11, 2016.

 

WhatsApp chat