Vocês acompanharam aqui a lista dos que, para mim, são os 30 melhores alimentos do mundo. Agora, chegou a vez de falarmos sobre os piores (alguns, inclusive, nem chegam a ser alimentos, mas apenas produtos alimentícios ultraprocessados!). Preparados, Constelação? Então, vamos lá, hoje tem início a série Top 30 piores alimentos!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Açúcar refinado – Viciante e considerado um anti-nutriente (calorias vazias que apenas lhe adoece), o açúcar está linkado a diversas doenças físicas e mentais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Suco em pó – Vamos combinar que de natural, esse produto não tem nada, né? Nem de suco deveria ser chamado. É puro açúcar ou adoçante, além de corantes artificiais, entre eles a tartrazina, que tem sido associada a problemas respiratórios e hiperatividade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Glacê – O que é ele senão uma bomba atômica de açúcar? Existem ainda os glacês prontos para o uso que conseguem adicionar ainda mais químicos ao que já era suficientemente mal, colocando gordura trans na equação.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Refrigerante – Falando em bombas de açúcar, eis: o veneno vendido por mls, cheio de gás para tornar mais palatável as seis colheres de açúcar que ele contém. Ainda é cheio de corantes comprovadamente tóxicos, compromete todo sistema gástrico a saúde dos seus ossos, dentes, e ainda pode gerar pedra no rim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Macarrão instantâneo – Somos o 10º país que mais consome esse produto de baixo custo para o bolso, mas de alto custo para a saúde. Os males todos conhecemos: um produto de altíssimo índice glicêmico e não só cheio de sódio mas também de glutamato monossódico que além de fazer mal, vicia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Salsicha – Alguns dos compostos usados para evitar bactérias possuem potente ação carcinogênica e um estudo recente indicou que a cada salsicha perdemos 15 minutos de vida (mais que um cigarro)!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ref:
doi:10.1136/bmj.h5729