Considerada antioxidante, antifúngico, antibacteriano, antiviral e anti-inflamatório (ufa!!rsrs), ironicamente a própolis é repleta de “antis” quando vamos descrevê-la justamente porque é cheia de pontos a favor de nossa saúde!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Inclusive, seu nome tem origem grega e significa pró (defesa) + polis (cidade), possivelmente fazendo referência à defesa da cidade das abelhas (colmeia). Encontrada em flores, pólen, ramos e brotos, é um hormônio natural produzido pelas plantas e utilizado pelas abelhas nos cuidados da colmeia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim, o extrato de própolis tem sido utilizado como uma ferramenta para aliviar infecções, reduzindo sintomas como tosse, intoxicação alimentar, aftas e dor de garganta, além de estimular a imunidade, combater radicais livres em excesso e auxiliar na cicatrização.
Quero destacar o extrato de própolis verde, que é rico em compostos fenólicos e flavonóides (artepelin-c, bacarina, ácido culmárico, drupamina, cafeico, quercetina), apresentando grande ação anti-inflamatória (agindo contra os processos inflamatórios no organismo, inclusive de SII e reumatismo), imunomoduladora, cicatrizante, antiviral, neuroprotetora e até atuando na diminuição da glicemia (já que aumenta a absorção da glicose pelas células musculares e ajuda no controle da obesidade).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, estudos ainda têm apontado o uso de extrato de própolis como tratamento auxiliar no combate à covid-19 (vejam o post na hashtag #DrBarakatPropolis).
São muitos benefícios e por isso vale acrescentar na sua água com limão! Quem aí faz isso?rs