Quando está frio você se anima para malhar? Eu sei, pode ser um pouco difícil manter a rotina quando a gente vê o dia cinza e a chuva caindo, né? Mas, quem sabe se você pensar melhor nos benefícios que se exercitar no frio traz para a saúde, talvez, você se anime! Estou aqui torcendo por isso! rsrs
Aproveitar o frio pode melhorar drasticamente o seu desempenho atlético. Isso mesmo, a exposição ao frio antes e durante o exercício pode potencializar seu desempenho e assim, o resultado.
No frio nossa temperatura corporal durante o exercício tende a ser mais baixa, o que diminui a taxa de suor, reduzindo assim a perda de eletrólitos/minerais. O que acaba também poupando glicogênio muscular e reduzindo a frequência cardíaca.
Além disso, se no frio você se exercitar e não aumentar a ingestão calórica, suas chances de emagrecer são, inclusive, maiores já que no frio precisamos aumentar a temperatura corporal, gerando mais gasto calórico. Quando em temperaturas abaixo de 16º, exercitar-se ajuda a substituir tecido adiposo branco (inflamatório) por gordura marrom (rica em mitocôndrias), favorecendo a melhora metabólica.
Ou seja, o frio faz com que possamos performar com um maior volume de trabalho e de potência, já que reduz a fadiga percebida e, após o treino, ainda reduz a inflamação e acelera a recuperação.
O que para treinamento de força não é tão bom, embora seja muito útil para o cardio. Então, após levantar pesos pesados a recomendação é não se expor ao frio.
O importante, no final das contas, é saber usar o frio a seu favor, como instrumento do seu treino e não como desmotivador. E aí, bora se exercitar também nos dias frios agora?!❄🏃♀️🏃