fbpx
19.02 – Dia do Esportista
19 de fevereiro de 2017
Coração e Alimentação
21 de fevereiro de 2017

Organismo

Saiba como mantê-lo em pleno funcionamento

O que nos mantém vivos diariamente é o bom funcionamento de nosso organismo. Neste processo cada órgão deve operar em harmonia para que possamos realizar nossas atividades diariamente. Entretanto, quando há algum desequilíbrio pode haver uma “pane” em determinada parte do sistema.

Uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios são essenciais para manter todos os nossos órgãos em forma. Mas cada órgão também tem suas próprias peculiaridades, o que significa que você pode adaptar o seu estilo de vida para dar a cada parte do seu corpo o que ela necessita.

Quem me acompanha há tempos sabe que nossa base está nos “4 Pilares da Vida Saudável”:

1º) alimentação e intestino saudável
2º) prática de exercícios físicos
3º) qualidade do sono e controle do estresse
4º) equilíbrio corpo, mente e espírito

Isso, aliado à experimentação de exclusão de determinados alimentos, por meio do nosso#Desafio30DiasDrBarakat – são ferramentas que irão contribuir – e muito – para que se alcance o melhor desempenho do organismo!

Agora, se você come bem, mas é sedentário, há um descompasso aí. Assim como na música há harmonização entre notas para soar a melodia, deve ser com nosso corpo.
Mas, afinal, quais funções principais de órgãos como o coração, o intestino, o cérebro?

O cérebro, por exemplo, é responsável por todas funções do nosso organismo – tanto consciente, como pensar e aprender, e involuntária, como a respiração e digestão. Para manter a saúde mental é preciso exercitar o cérebro – com isso você contribui com a regeneração celular e reduz as chances de desenvolver alguma doença neurodegenerativa, como Alzheimer por exemplo.

Já o coração, é o músculo que bombeia o sangue para todas as partes do corpo, entregando oxigênio e nutrindo-o. Quando as coisas dão errado com este órgão, os resultados são muitas vezes fatais.

Estômago e intestino, os órgãos digestivos são responsáveis por extrair nutrientes daquilo que ingerimos para alimentar nosso organismo, ou lançar fora o que não necessitamos, sobretudo. Certos tipos de alimentos são fundamentais para esses órgãos.

Inclusive, o intestino é considerado o segundo cérebro e descobriremos o porquê no decorrer dos próximos dias.

 

WhatsApp chat