Há anos tenho falado sobre o eixo intestino-cérebro, então, vocês já sabem que o intestino influencia na saúde mental. Mas o que pode ser novidade para alguns e um recente estudo, publicado em novembro de 2021, comprova é que até mesmo o sono é influenciado pelo intestino. Mais especificamente pelos habitantes deste órgão. Sim, nosso intestino é habitado por trilhões de bactérias e outros microrganismos. As chamadas “boas bactérias” compõe a nossa microbiota e quando elas estão em desequilíbrio (disbiose intestinal) nossa saúde pode ser afetada de diversas maneiras, inclusive, no sono de qualidade.
Estima-se que até 90% da serotonina é produzida pela nosso microbioma intestinal. Além de atuar na regulação do humor, a serotonina tem outras funções, sendo um precursor da melatonina (o “hormônio do sono”).
Se por um lado as novas pesquisas têm mostrado que há uma correlação direta entre algumas bactérias que vivem no intestino e as concentrações de melatonina no organismo, por outro lado, estudos sobre a microbiota estão levantando evidências de que alguns tipos de bactérias (como Actinobacteria, Bacteroidetes e Firmicutes) podem influenciar na qualidade do sono por produzirem o ácido γ-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor que tem efeito sedativo.
Ou seja, quando o organismo está em disbiose, a qualidade do sono, bem como o ritmo circadiano podem ser influenciados, contribuindo para a falta de um sono restaurador que, como sabemos, é fundamental para a nossa saúde!
👉Quer saber mais sobre como cuidar do seu intestino?
🎬 Acesse meu vídeo no canal do Instituto Dr. Barakat www.youtube.com/watch?v=touIuZLNGk8&t e siga a hashtag #drbarakatintestino
👉Quer saber mais sobre a importância do sono e como dormir melhor?
🎬 Acesse meu vídeo no canal do Instituto Dr. Barakat https://www.youtube.com/watch?v=Tt8UJParc5A e siga a hashtag #drbarakatsono
Fonte: DOI: 10.1016/j.sleep.2021.08.003