Enquanto as bebidas alcoólicas podem intensificar sintomas como depressão, dor de cabeça e fadiga, a cafeína, quando em altas doses, pode causar insônia e irritabilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alimentos ultraprocessados devem ser evitados por todos, mas especialmente no período menstrual o excesso de sódio pode colaborar para a retenção de líquidos. Além disso, os alimentos que levam açúcar e farinha refinada em sua composição podem tornar ainda mais agudas as variações de concentração de açúcar no sangue, influenciando também nas mudanças de humor, ansiedade e cansaço.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já os alimentos muito gordurosos podem interferir no equilíbrio hormonal, contribuindo com sensibilidade nas mamas e inchaço.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Confira, a seguir, o que consumir nesse período para manter a qualidade de vida:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alimentos verdes escuros: são ricos em magnésio, que atuam na produção de energia e diminuem as cólicas, além de terem potássio e vitaminas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Oleaginosas: reduzem os radicais livres, produzidos durante o estresse.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Peixes e frutos do mar: o zinco presente nesses alimentos é um mineral essencial para o bom humor e combate o cansaço e a ansiedade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ovos: por possuir vitamina D, B6 e E, o alimento é indicado para as mulheres durante a menstruação. Acredita-se que seu consumo regular ajuda a controlar os hormônios femininos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Banana: rica em vitamina B6 e potássio, a fruta possui também triptofano, um aminoácido que atua como precursor da serotonina, o neurotransmissor relacionado ao prazer e bem-estar. Diminui o estresse e a irritabilidade, o que a torna um ótimo alimento para aliviar a tensão pré-menstrual.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Água: a bebida ajuda a manter o organismo hidratado, facilita a excreção de toxinas pela urina e o bom funcionamento do organismo.