Contracepção é um termo empregado para métodos que impeçam a gravidez: a pílula anticoncepcional oral é apenas um deles. Há opções de métodos isentos destes hormônios sintéticos como camisinha e DIU. E por que digo isso? Pois quando se trata de saúde, a pílula muitas vezes pode acabar impactando – tanto na física quanto mental.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Entre os efeitos negativos do uso da pílula podemos citar: alteração da flora intestinal (causando disbiose, inflamação, diarreia e até deficiência nutricional), redução da libido – devido à baixa da testosterona, aumento de peso, dificuldade em se obter massa magra, celulite e flacidez, alteração da pressão arterial, diabetes gestacional, trombose venosa, câncer (como de mama), além do risco de formar coágulos que podem levar a doenças degenerativas, AVC, risco de osteoporose, de trombose venosa cerebral e até a morte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns estudos também apontam que o uso de anticoncepcional combinado com o tabagismo aumenta em até oito vezes o risco de acidente cardiovascular (AVC), pois o sangue de fumantes é mais propenso a formação de coágulos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora me contem, vocês fazem uso? Como é a experiência de vocês com a pílula anticoncepcional?