fbpx
Novidade
22 de fevereiro de 2017
Emoções
23 de fevereiro de 2017

Mente sã, corpo são

Corpo são

Muitos ainda têm como questionamento se há alguma conexão entre a mente e o corpo. A saúde física e a mental, embora possam parecer distintas, estão interrelacionadas. Ou seja, aquilo que ocorre com seu corpo pode impactar na sua mente, no seu emocional e psicológico e vice e versa.

Inclusive o conceito da medicina integrativa nos mostra que cada indivíduo deve ser observado em sua integralidade – não apenas sintomas físicos, mas sim, os aspectos biopsicossociais devem ser levados em consideração seja no âmbito da prevenção ou de uma conduta terapêutica.

Nosso organismo e cada parte dele que nos forma não são partes independentes, sobretudo, não estão dissociadas de nossa mente e espírito. O que forma o ser humano é esta unidade derivada deste conjunto.

Assim, podem exercer impacto sobre a saúde e qualidade de vida fatores externos, como má alimentação, meio ambiente e etc. e internos, como estresse, ausência de perdão entre outros aspectos altamente tóxicos no campo da inteligência emocional. Muitas doenças estão relacionadas a estes fatores como alergias, síndrome do pânico, câncer, depressão e etc.

O que se passa em sua mente – o que você pensa e como você se sente – diretamente impacta seu corpo, que por sua vez afeta seu pensamento e emoções.

Nossas reações às situações externas produzem hormônios que podem alterar de forma drástica o funcionamento do organismo. Por exemplo, quando estamos sob estresse, ocorre a liberação dos hormônios adrenalina e cortisol. Em quantidade normal, eles fazem bem e são indispensáveis ao funcionamento do corpo. O problema acontece quando passam a ser produzidos por muito tempo e em quantidades muito acima do necessário, pois geram problemas físicos.

Por isso insisto tanto na importância de manter sempre a mente ocupada com pensamentos positivos. Está em nossas mãos!

Fácil ficar neste estado de paz quando tudo vai bem, mas o grande lance é: como reagimos às adversidades. Funciona para mim exercitar a gratidão diariamente antes de me levantar, a liberar perdão, orar e meditar. Exercitar a respiração. Estes minutos iniciais são cruciais para que consiga praticar o #4PilaresdaVidaSaudavelDrBarakat: equilíbrio corpo, mente e espírito.

 

WhatsApp chat