fbpx
Emoções
23 de fevereiro de 2017
Escolhi Ser Feliz: Alegria
26 de fevereiro de 2017

Meditação

Um elo entre você e sua saúde

O organismo do ser humano é um universo particular. Células, órgãos e tecidos e cada uma das partes que nos forma exerce funções vitais. Nosso corpo não para. Neste sistema, que opera dia e noite em nossa defesa, está o cérebro.

Altamente complexo e ainda um mistério a parte para o indivíduo e para a ciência, o cérebro abriga aproximadamente 86 bilhões de neurônios – células nervosas, que desempenham o papel de conduzir os impulsos nervosos e estímulos ao nosso corpo. Podemos dizer que a função primária do cérebro é manter o corpo vivo e funcionando. É ai que ocorre a manutenção da nossa respiração, da pressão, da frequência que bate nosso coração, da forma como nos movimentamos e desenvolvemos, até pelo nosso sono.

Sobretudo, nosso cérebro é aonde faz morada a mente. Por anos esta íntima conexão foi banalizada. Hoje, por meio da neurociência, da psicologia e tantos outros campos de estudo, é possível observar o comportamento do cérebro sobre os desígnios do funcionamento da mente. Na nossa mente estão contidas nossas emoções, pensamentos e percepções, ou seja, a forma como interagimos com o mundo ao redor. É isto que busquei inclusive ilustrar com este trecho deste vídeo que compartilhei com vocês na imagem do post (acesso ao vídeo na íntegra no youtube em http://bit.ly/2aGj0SI).

Está sinergia entre o externo e o interno a partir de nossa mente. Fato é que a ciência do ser humano é única, pois somos formados por corpo, mente e espírito.
Ontem conversamos sobre os meios de manter a mente e corpo sãos. E, há uma modalidade que especialmente merece atenção, que é a meditação como ferramenta para manutenção do bem-estar físico e mental.

A meditação pode fazer com que as pessoas lidem melhor com suas emoções, pois se torna “consciente” do que se passa em sua mente e desenvolve sua inteligência emocional. Quando sabemos o que desencadeia certa reação e entendemos como vamos externá-la, podemos automaticamente encontrar o melhor método para lidar com nossas emoções. E quem não gostaria de obter mais controle, em certas situações?! Com maior bem-estar, mais relaxamento e com a mente equilibradamente relaxada, tudo à nossa volta melhora.

Leia mais em: O Poder da Meditação

WhatsApp chat