Os limonóides são fitoquímicos responsáveis pelo amargor das frutas cítricas. Mas, além disso, eles também são agentes antioxidantes, o que confere a eles o poder de combater os radicais livres colaborando com a saúde do organismo. Foi pensando nisso que um estudante do curso de licenciatura em Química, da Faculdade Fafidam/Uece, no Ceará, desenvolveu um trabalho sobre a covid-19 que foi, não apenas publicado em um periódico científico, como indexado na base de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A pesquisa do estudante Victor Moreira de Oliveira teve como objetivo analisar o potencial de compostos derivados de limonóides (encontrados nos limões, por exemplo) contra a replicação da SARS-CoV-2 e seus resultados foram bastante promissores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Obviamente, ainda são precisamos mais estudos para que se possa desenvolver algum fármaco a partir desse composto mas, o que sabemos até agora confirma o que sempre falamos sobre manter uma alimentação saudável, por meio de comida de verdade: os alimentos são fonte de nutrientes fundamentais para a manutenção de nossa saúde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você tem a opção de fazer uma Escolha toda vez que se alimenta, optando por algo que vai nutrir seu corpo, por que você optaria por um alimento ultraprocessado repleto de corantes, conservantes e outros compostos que, ao contrário, irão inflamar e adoecer o seu organismo?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A covid pode ainda não ter cura (assim como inúmeras doenças que existem ou que ainda vão surgir), mas uma coisa é certa: cuidar da sua imunidade é o melhor caminho para a prevenção de doenças! Aliás, já conferiu o meu Guia da Imunidade? Acesse www.guiadaimunidadedrbarakat.com.br e baixe gratuitamente!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora me diz, já tomou a sua água com limão hoje? 😉
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referências;
doi: 10.1016/j.jics.2021.100157
pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1510017