fbpx
VOCÊ JÁ CONHECE O DESAFIO 30 DIAS DO DR. BARAKAT?
4 de abril de 2019
A verdade sobre o açúcar: o que a Indústria escondeu até hoje é revelado em pesquisa
9 de abril de 2019

Leaky gut: você já ouviu falar nesta síndrome?

Já ouviu falar em “leaky gut”, a “síndrome absortiva intestinal” (na tradução livre)? Trata-se de uma condição na qual há uma espécie de “falha” no mecanismo que impede que toxinas que deveriam ser eliminadas de nosso corpo alcancem a corrente sanguínea. É como se a parede que envolve o intestino fosse porosa, ocasionando uma espécie de “vazamento”. As toxinas e germes que transitam pelo interior do órgão, em lugar de serem expelidas pelo organismo, ultrapassam a barreira mucosa (que separa o interior do intestino do resto do corpo) e invadem a corrente sanguínea, atingindo o sistema imunológico, podendo provocar processos inflamatórios agudos e crônicos.

Entre as causas, podemos destacar a má alimentação (aquela, à base de ultraprocessados, refinados e alimentos alergênicos como glúten, leite de vaca e etc. – para citar apenas alguns), estresse crônico, sono comprometido e outros elementos que possam ocasionar o desequilíbrio da flora intestinal. Leaky gut acaba repercutindo sobre todo organismo tanto gerando quanto agravando doenças estabelecidas como fadiga crônica, síndrome do intestino irritável, doença celíaca, alergias gastrointestinais, autoimunes (como lúpus, esclerose múltipla). Devido a essa permeabilidade, acionamos nosso sistema imune, de forma exacerbada, que acaba por atacar o próprio organismo (doenças autoimunes!)

Vou dar o exemplo do glúten – um dos alimentos que está elencado em nosso #Desafio30DiasDrBarakat como um item a ter sua exclusão testada. Dentro desse contexto de “leaky gut”, o glúten tem um papel de impacto. Isso porque é um gatilho importante em algumas pessoas para liberação de uma proteína inflamatória chamada “zonulina”.

Trata-se de uma proteína capaz de modular as junções intercelulares, que interfere na permeabilidade intestinal, já que afrouxa as “tight junctions” – ao pé da letra, juntas apertadas, que possuem função de prevenir a passagem de material entre as células e o interior do organismo. Por isso, evitar determinados alimentos, que podem ocasionar reações inflamatórias ao intestino e gerar uma permeabilidade que pode causar a síndrome é fundamental na manutenção da saúde desse órgão.

Sobre a Zonulina e Leaky Gut – Essa substância oferece proteção para o organismo em casos como – se por exemplo, você ingerir comida contaminada com salmonela. A zonulina irá reconhecer a bactéria infiltrada no organismo e desencadeará uma diarreia para se livrar dos inimigos. Quando eles se vão, os níveis de zonulina caem e as junções se fecham novamente. Mas, o que acontece então? Qual sua ligação com o leaky gut?

A zonulina – que tem uma ação específica controlada, passa a ter seus níveis elevados no organismo pelo consumo de glúten que não é digerido completamente por nossos organismo. Esse glúten pode desencadear a liberação de zonulina elevada, e faz com que ela propicie uma “abertura” na barreira intestinal, ocasionando vazamento – no caso a síndrome.

 

Referências

Dulantha Ulluwishewa, Rachel C. Anderson, Warren C. McNabb, Paul J. Moughan, Jerry M. Wells, and Nicole C. Roy. Regulation of Tight Junction Permeability by Intestinal Bacteria and Dietary Components. J. Nutr. 2011 141: 5 769-776; first published online March 23, 2011. doi:10.3945/jn.110.135657. Disponível em < http://jn.nutrition.org/citmgr?gca=nutrition%3B141%2F5%2F769>

Bischoff SC, Barbara G, Buurman W, et al. Intestinal permeability – a new target for disease prevention and therapy. BMC Gastroenterology. 2014;14:189. doi:10.1186/s12876-014-0189-7.Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4253991/

Odenwald MA, Turner JR. Intestinal permeability defects: Is it time to treat? Clinical gastroenterology and hepatology : the official clinical practice journal of the American Gastroenterological Association. 2013;11(9):1075-1083. doi:10.1016/j.cgh.2013.07.001. Disponível em < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3758766/> “Leaky gut syndrome”. NHS Choices. https://www.nhs.uk/conditions/leaky-gut-syndrome/

WhatsApp chat