Hoje trago mais um estudo confirmando os benefícios inegáveis do jejum intermitente. Desta vez, a faculdade de medicina da universidade de Kentucky nos Estados Unidos indicou que o JI pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a controlar a hipertensão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mais precisamente, o estudo sugere que o JI ajudou a prevenir e melhorar a hipertensão relacionada ao diabetes tipo 2 em camundongos, mas seus autores estão esperançosos que o jejum possa oferecer benefícios semelhantes também para nós humanos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em geral, a pressão arterial segue o ritmo circadiano do corpo, caindo durante o sono, mas em alguns pacientes que sofrem com hipertensão essa queda não ocorre, com a pressão se mantendo alta durante toda a noite. Situação essa que é prevalente em pacientes com diabetes tipo 2, e que facilita o aparecimento de outras doenças cardiovasculares.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que o estudo descobriu foi justamente que não só o jejum evitou que essa situação de não queda de pressão se desenvolvesse em ratos diabéticos, mas também restaurou essa flutuação natural ligada ao ciclo circadiano nos ratos que não apresentavam esta característica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Claro que o estudo ainda é preliminar, mas vai ao encontro de tantos outros que eu tenho trazido aqui para vocês, que um após o outro, só comprovam os benefícios do jejum e de um estilo de vida mais saudável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência:
https://doi.org/10.1073/pnas.2015873118